O Presidente da República, Cavaco Silva, felicitou hoje Barack Obama pela sua reeleição para a presidência dos Estados Unidos, lembrando o «papel da significativa comunidade de portugueses e lusodescendentes» que reside e trabalha no país.
Corpo do artigo
«Nesta oportunidade, tão simbólica para os Estados Unidos da América, não posso também deixar de sublinhar o papel da significativa comunidade de portugueses e lusodescendentes que vive e trabalha nos Estados Unidos da América e que constitui um elo fundamental de ligação entre os nossos dois países», pode ler-se na mensagem de Cavaco Silva, publicada no "site" da Presidência da República.
Desejando a Obama "votos do maior sucesso" para o segundo mandato na Casa Branca, Cavaco Silva evocou a participação do reeleito Presidente norte-americano na cimeira da Aliança Atlântica, em Lisboa, em 2010, manifestando-se convicto de que nos próximos anos "os laços históricos de amizade" que unem os dois países se reforçarão e serão encontradas "novas modalidades de cooperação" para reforçar as "já intensas relações bilaterais" entre Lisboa e Washington.
Aníbal Cavaco Silva lembrou ainda os "novos e constantes desafios" com que o mundo atualmente se confronta, para os quais têm de se "encontrar respostas".
"Estou certo que Vossa Excelência continuará, durante o novo mandato presidencial, tal como no passado, empenhado em contribuir para a solução dos desafios que se colocam à Comunidade Internacional", escreve.
"Renovando-lhe as minhas felicitações, e recordando o nosso encontro em Washington, há quase um ano, peço-lhe que aceite, Senhor Presidente, os desejos sinceros de felicidade pessoal para Vossa Excelência e de prosperidade e progresso para o povo amigo dos Estados Unidos da América", conclui o Chefe de Estado.
O Presidente norte-americano Barack Obama foi reeleito na terça-feira para um mandato de mais quatro anos na Casa Branca.