Republicanos conseguiram manter o controlo do Senado, algo que Donald Trump considerou um "tremendo sucesso", depois de estar ausente do Twitter por várias horas.
Corpo do artigo
A porta-voz da Casa Branca Sarah Huckabee Sanders disse na terça-feira que os resultados das eleições intercalares nos Estados Unidos estão a ser encarados como "uma boa noite" para o Presidente Donald Trump.
Pouco antes de as projeções confirmarem que a oposição democrática vai assumir o controlo da Câmara dos Representantes, Sanders disse aos jornalistas: "neste momento sentimo-nos bem, tem sido uma boa noite para o Presidente até agora".
A porta-voz fez estas declarações antes das principais cadeias de televisão norte-americanas avançarem que, de acordo com as projeções, os democratas tinham conquistado a maioria dos lugares na Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso), cujo controlo pertencia aos republicanos.
Essas projeções de resultados parciais antecipam que o partido do Presidente ampliará o controlo do Senado.
Em algumas das eleições intercalares nos Estados Unidos está em jogo a real base de apoio do Partido Republicano do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, numa votação em que são escolhidos congressistas, senadores e governadores em 36 estados.
Após a conquista do Senado, Trump fala num "tremendo sucesso"
Os republicanos vão manter o controlo do Senado por mais dois anos, um resultado classificado como "tremendo sucesso" pelo Presidente norte-americano e que contraria as expetativas dos democratas de uma onda anti-Trump que lhes garantisse uma maioria.
O resultado ficou praticamente garantido quando o republicano Kevin Cramer derrotou a senadora democrata de Dakota do Norte, Heidi Heitkamp, e quando o empresário republicano Mike Braun derrotou o senador Joe Donnelly em Indiana.
1060022696703070208
Outro dos resultados importantes foi quando o senador republicano Ted Cruz derrotou Beto O'Rourke, estrela emergente do Partido Democrata, e foi reeleito pelo estado do Texas. Já na Flórida, com o republicano Ron DeSantis a ser reeleito Florida, derrotando o democrata Andrew Gillum.
Já de acordo com as projeções, os democratas tinham conquistado a maioria dos lugares na Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso), cujo controlo pertencia aos republicanos.
Numa curta publicação na rede social Twitter, Trump considerou os resultados destas eleições como "um imenso sucesso", agradecendo a todos o apoio dado às candidaturas republicanas.