
Orestis Panagiotou/EPA
Economista doutorado em Oxford, Euclid Tsakalotos tem coordenado as negociações com os credores nos últimos 3 meses.
Corpo do artigo
Durante a manhã desta segunda-feira, e após ter sido conhecida a demissão Yanis Varoufakis, um nome saltou para as notícias dos jornais como sendo o principal candidato a ocupar o cargo de ministro das finanças grego: Euclid Tskalotos. As previsões revelaram-se acertadas, avançou o canal televisivo grego Skay TV.
O novo ministro das Finanças já está habituado ao braço-de-ferro com os credores. Acompanhou Yannis Varoufakis em inúmeros encontros desde janeiro, participou nas difíceis reuniões técnicas e assumiu as rédeas das negociações a partir de Abril.
Nascido em Roterdão, na Holanda, Tsakalotos ensinou em Inglaterra e Atenas, e escreveu vários livros e artigos académicos.
Ao contrário do independente Varoufakis, tem quase uma década de Syriza, sendo membro do comité central do partido. Foi eleito deputado em 2012, reeleito em janeiro deste ano e tornou-se ministro dos Assuntos Económicos Internacionais com a vitória de Tsipras. Agora, aos 55 anos, assume a pasta das Finanças.
Apesar das diferenças formais entre Tsakalotos e Varoufakis, no essencial partilham pontos de vista, recusando medidas recessivas e exigindo uma reestruturação da dívida.