A crise grega com a possibilidade de uma nova ajuda internacional aprofundaram os receios sobre Portugal, temas que estarão em debate hoje no Parlamento Europeu. A TSF escutou, esta manhã, os eurodeputados Paulo Rangel e Edite Estrela.
Corpo do artigo
O Parlamento Europeu discute hoje, em Estrasburgo, os últimos «desenvolvimentos na actual crise da dívida e resposta da União Europeia», num debate em que o programa de assistência a Portugal vai estar em lugar de destaque.
As dificuldades que a Grécia tem para pagar a sua dívida pública e um eventual programa de ajuda adicional para este país poderá dominar um debate que há alguns dias atrás se esperava ser centrado na situação de Portugal, segundo fonte parlamentar.
Em declarações à TSF, a eurodeputada socialista, Edite Estrela, considerou que o que está em causa neste debate vai «muito além da crise financeira».
Edite Estrela defendeu ainda que o actual modelo de ajuda tem de ser revisto antes do previsto (2013) para que as decisões não fiquem tão dependentes de um país.
Já o eurodeputado Paulo Rangel destacou que a Grécia é a principal questão no meio desta crise da dívida soberana. Quanto a Portugal referiu que há a dúvida quanto às capacidades para aplicar o programa estabelecido pela "troika", em prazos tão apertados.
O debate na assembleia plenária do Parlamento Europeu realiza-se da parte da tarde e o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn, vai estar presente, assim como um representante da presidência húngara da UE.