Mário Centeno anunciou que o país, ao fim de oito anos, põe fim ao programa de assistência.
Corpo do artigo
O Eurogrupo alcançou um acordo, esta quinta-feira, sobre as modalidade da saída da Grécia do terceiro programa de assistência.
Mário Centeno, presidente do Eurogrupo, considera que se aproxima um novo período no país e recorda que a Grécia passou os últimos oito anos a cumprir sucessivos programas de resgate, o que o permite agora juntar-se ao grupo restrito dos bem-sucedidos.
"A Grécia junta-se à Irlanda, Espanha, Chipre, e o meu próprio país, Portugal, no ranking dos países da zona eram que mudaram o rumo da economia e voltaram a caminhar pelo próprio pé", referiu no final da conferência de imprensa do Eurogrupo.
No final de uma reunião de mais de nove horas, em que o tema da Grécia esteve em cima da mesa, Mário Centeno anunciou que o programa do terceiro resgate grego está concluído.
As instituições confirmam que a Grécia implementou todas as 88 medidas prioritárias, no âmbito da última revisão, o que mostra que a Grécia completou com sucesso o programa do Mecanismo de Estabilidade.
Satisfazendo a ambição do governo grego, Centeno anunciou a saída limpa, que Alexis Tsipras pode anunciar em Atenas como uma vitória.