Eurogrupo: Comissão Europeia espera resultados mas avisa «responsabilidade e solidariedade têm de ser respeitados»
Comissário europeu dos assuntos económicos e monetários insiste na disponibilidade da Europa para continuar a ser solidária com a Grécia. Mas Pierre Moscovici lembra que Atenas também tem compromissos a respeitar.
Corpo do artigo
«Aquilo que nós queremos é podermos ter em conta um programa, escolhido pelos eleitores gregos. Mas, é importante também, até mesmo fundamental que a Grécia respeite os compromissos».
Pierre Moscovici entende que o ministro grego das finanças deve ter em conta nesta importante reunião, que há um caminho percorrido até aqui, que não deve ser esquecido.
«Nos últimos anos houve uma solidariedade importante da parte da União Europeia para com a Grécia. Então, esses princípios de responsabilidade e solidariedade têm de ser respeitados. É em torno desse conceito que trabalhámos, com a vontade de conseguir um resultado, que para mim é muito importante, de passar a uma nova fase de relação entre a Grécia e os seus parceiros, que são as instituições europeias e o fundo monetário internacional e são os Estados-Membros».
O comissário reafirma o desejo de que o resultado da reunião não afete a permanência de Atenas no euro.
«É evidente que é uma reunião decisiva, quer para a Grécia, como para a zona euro como um todo e também para a relação entre a Grécia e a zona euro. E, claro que queremos que a Grécia continue a fazer parte da zona euro».