
Herman van Rumpoy
O presidente do Conselho Europeu mostrou-se confiante que a Europa atingiu o «ponto de viragem» na crise da dívida, embora ainda existam «vulnerabilidades» que têm de ser superadas.
Corpo do artigo
«A nossa estratégia começa a resultar. Atingimos um ponto de viragem na crise, embora plenamente conscientes das vulnerabilidades que ainda subsistem», disse Herman van Rompuy em Estrasburgo, França, onde se encontra esta manhã no Parlamento Europeu a debater com os eurodeputados as conclusões do último Conselho Europeu, realizado em Bruxelas no começo de março.
Para o presidente do Conselho Europeu, uma política global, comum aos diversos Estados-membros da União, «contribuirá para restaurar a confiança dos consumidores e investidores» na zona euro, contribuindo dessa forma para o crescimento do emprego.
Admitindo que algumas medidas anticrise levarão tempo a ser «implementadas» e a surtir efeito, Rompuy sublinhou contudo o «amplo" papel do Banco Central Europeu (BCE) no fornecimento de liquidez aos bancos, que devem aproveitar o momento para "fornecer alguns destes recursos a empresas e famílias».
«As medidas tomadas pelos governos e pelo BCE ajudam também a estabilizar os mercados de dívida soberana nos países sob pressão. É fundamental que os países não cedam nos esforços em manter os seus compromissos», declarou o responsável.