Após a reunião em que se chegou a acordo sobre a reestruturação da dívida grega, Durão Barroso explicou que a Europa provou que «fará o que for necessário para salvaguardar a estabilidade financeira».
Corpo do artigo
O presidente da Comissão Europeia considerou, esta quinta-feira, que a aprovação do pacote de medidas que envolveu, por exemplo, a reestruturação da dívida grega, permite à Europa mostrar na cimeira do G20 que é capaz de tomar decisões.
No final da cimeira da Zona Euro onde estas medidas foram aprovadas após longas negociações, Durão Barroso classificou este conjunto de decisões como um «pacote abrangente que confirma que a Europa fará o que for necessário para salvaguardar a estabilidade financeira».
Na opinião do presidente do executivo comunitário, com esta aprovação a Europa mostra que é capaz de tomar medidas que restauram a confiança no sector bancário europeu, asseguram protecções adequadas, aceleram a agenda do crescimento e reforçam ainda mais a coordenação e vigilância económica.
Durão Barroso considerou ainda que a Europa mostra que está «pronta para completar a união monetária com uma verdadeira união económica», muito embora tenha admitido que será necessário finalizar certos aspectos e completá-los com as autoridades relevantes.