
A Comissão Europeia, o Conselho Europeu, o Banco Central Europeu (BCE) e o Eurogrupo estão a trabalhar num "megaplano" para ultrapassar a crise.
Corpo do artigo
O projecto é designado como um roteiro para sair da crise e vai incluir iniciativas em matéria de impostos, banca, união política e reformas estruturais.
O jornal alemão Die Welt diz que será apresentado aos chefes de Estado e de Governo na próxima cimeira marcada para o final do mês.
Durão Barroso, Herman Van Rompuy, Mario Draghi e Jean-Claude Junker são os impulsionadores do projecto. Os representantes da Comissão Europeia, Conselho Europeu, BCE e Eurogrupo querem trabalhar em conjunto no que chamam de "megaplano".
A próxima cimeira vai abordar também uma estratégia de crescimento para a economia, tal como pretende o novo presidente francês. François Hollande quer travar o controle apertado de Bruxelas quanto ao défice e defende que só austeridade não é o caminho.
Ontem, o primeiro ministro espanhol, Mariano Rajoy, propôs a criação de uma nova autoridade fiscal para controlar e harmonizar os orçamentos dos vários estados membros e possibilitar um controlo centralizado das finanças.
O chefe do Governo de Espanha alertou ainda que o que está em jogo é a própria sobrevivência da união monetária europeia.
A próxima cimeira dos líderes da União Europeia (UE) está agendada para finais de Junho (dias 28 e 29), em Bruxelas.