A Europol está a usar o humor para tentar descobrir o paradeiro, ou obter informações, acerca de alguns dos criminosos mais procurados da Europa.
Corpo do artigo
A campanha online passa por endereçar 21 postais a outros tantos delinquentes e baseia-se na teoria de que os criminosos também gostam de usufruir de uns dias de férias.
Um criminoso por país e 21 nações europeias. Portugal, no entanto, não está incluído. Talvez por isso, o bacalhau ou as sardinhas não fazem parte de nenhum dos postais que a Europol criou.
893365890757951488
Já o postal com o goulash húngaro tem como destinatário Victor Kostadinovsk, uma personagem sinistra do narcotráfico europeu.
A Bélgica também aposta na gastronomia. Os belgas dizem que foram eles quem inventaram a batata frita e é com uma dose reforçada que convidam Artur Nawrocki a regressar às prisões da Flandres.
Os postais só existem online e ao clicar-se em cada um deles, o visitante do site da Europol tem mais informações acerca dos criminosos, fotografias e as razões que levaram à sua condenação.
No caso da Suécia, o apelo é feito de outra forma. A Europol diz que tem uma surpresa para Simon Rolf, um homem que fugiu da cadeia enquanto cumpria uma pena por assassínio. Para ter acesso à surpresa tem que seguir as instruções, que lembram os manuais do Ikea.