Conhecido como o "Blade Runner", Pistorius vai ser colocado em liberdade condicional depois de cumprir dez anos de prisão pelo homicídio da namorada.
Corpo do artigo
O antigo atleta paralímpico Oscar Pistorius vai ser libertado condicionalmente a partir do dia 5 de janeiro de 2024, avança a Reuters. A decisão foi anunciada, esta sexta-feira, pelo Departamento dos Serviços Correcionais da África do Sul.
"O senhor Pistorius cumprirá o restante da sentença no sistema de correções comunitárias e será submetido a supervisão em conformidade com as condições de liberdade condicional até que a sua sentença expire", referiu o Departamento dos Serviços Correcionais em comunicado.
Conhecido como o "Blade Runner" pelas suas pernas protéticas de fibra de carbono, Pistorius vai ser colocado em liberdade condicional depois de cumprir dez anos de prisão pelo homicídio da namorada Reeva Steenkamp.
Em março, a liberdade condicional já tinha sido negada a Pistorius após ter sido decidido que o ex-atleta olímpico não tinha cumprido o período mínimo de prisão exigido.
O ex-campeão paralímpico está preso desde 2013. Foi condenado a cinco anos de cadeia pelo homicídio involuntário da namorada, mas, em 2017, após dois recursos, o Supremo Tribunal da África do Sul considerou que Pistorius cometeu um crime de homicídio e condenou-o a 13 anos e cinco meses de prisão.
Em 2013, o Pistorius desferiu quatro tiros na porta da casa banho onde a namorada estava, pensando que se tratava de um ladrão. No entanto, os testemunhos de uma discussão entre o casal levaram à condenação de Pistorius pelo homicídio de Reeva Steenkamp.