Exército de Taiwan anuncia que mulheres reservistas vão participar em treinos militares
Este é o primeiro grupo de mulheres que vai participar num treino de cinco a sete dias num "local estratégico" na região de Taoyuan, no noroeste de Taiwan.
Corpo do artigo
Mulheres reservistas vão participar em treinos militares em Taiwan, anunciou esta segunda-feira o Exército do país asiático, citado pela agência de notícias CNA.
O Governo da ilha já tinha anunciado no início do ano que iria permitir que cerca de 200 mulheres militares participassem no treino de reservistas voluntários a partir de abril, em pleno aumento de tensões com a China.
Segundo a CNA, este primeiro grupo de mulheres participará num treino de cinco a sete dias num "local estratégico" na região de Taoyuan, no noroeste da ilha.
Não foi revelado o número exato de mulheres que participará nem a localização exata, "por questões de segurança".
Até agora, apenas os homens tinham de cumprir o serviço militar obrigatório em Taiwan, embora as mulheres possam participar como voluntárias nas Forças Armadas, e os treinos para reservistas eram também exclusivos aos homens.
O Ministério da Defesa de Taiwan não especificou se a formação de reservistas femininos se deve ao risco de conflito com a China.
Cerca de 15% dos militares ativos de Taiwan são mulheres.
No mês passado, a ilha anunciou que o serviço militar obrigatório será de um ano, em vez dos atuais quatro meses.
A China e Taiwan são governadas separadamente desde o fim da guerra civil chinesa, em 1949, mas Pequim reclama a soberania da ilha democrática.