"Não há sinais de terrorismo." Explosão de veículo na fronteira EUA-Canadá faz dois mortos
O FBI e a polícia estadual estão a monitorizar todos os pontos de entrada de Nova Iorque.
Corpo do artigo
Um veículo explodiu esta quarta-feira num posto fronteiriço, junto às Cataratas do Niágara, forçando o corte da circulação entre os EUA e o Canadá. O incidente na Rainbow Bridge (Ponte do Arco-Íris), que liga o Canadá a Nova Iorque, provocou a morte de duas pessoas, o condutor e o passageiro do carro, segundo a CNN.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, que esteve reunida com várias forças policiais, adianta, em declarações aos jornalistas, que "não há sinais de atividade terrorista" no que diz respeito à explosão do veículo.
"Com base no que sabemos até ao momento, e que pode mudar a qualquer momento, não há nenhum sinal de atividade terrorista relacionada a este acidente", disse Hochul, reconhecendo que a explosão lançou um alarme geral.
A governadora, que procurou acalmar a população, disse que o veículo que explodiu circulava a uma "velocidade extraordinariamente alta".
Kathy Hochul avança ainda que o condutor era "um nova-iorquino da zona ocidental" e ressalva que a investigação ainda está a decorrer.
"Estamos a investigar, mas com base na investigação preliminar não há sinais de atividade terrorista", reforçou.
BREAKING: Sources tell Fox News that the explosion at the Rainbow Bridge border crossing between the U.S. and Canada was a terrorist attack.
- Collin Rugg (@CollinRugg) November 22, 2023
The two people who were in the car are dead.
Lucky, no one else has been killed. One border officer was reportedly injured with minor... pic.twitter.com/rbqNEyOebR
O carro terá acelerado e embateu contra uma barreira e explodiu, segundo avançaram fontes no local, sublinhando que não era claro se a explosão tinha sido provocada por um dispositivo.
"Estou a viajar para Buffalo, para me encontrar com as autoridades policiais e de emergência, e atualizarei os nova-iorquinos quando houver mais informações disponíveis", avançou Kathy Hochul nas redes sociais.
At my direction, @nyspolice is actively working with the @FBI Joint Terrorism Task Force to monitor all points of entry to New York.
- Governor Kathy Hochul (@GovKathyHochul) November 22, 2023
I am traveling to Buffalo to meet with law enforcement & emergency responders & will update New Yorkers when more information becomes available.
Segundo a CNN, as autoridades já conseguiram identificar o proprietário do veículo, pelo que estão neste momento a tentar determinar se esse nome é compatível com o do condutor que se encontrava no local.
Após uma busca por vídeo na área circundante, a polícia aponta agora que o carro esteve próximo de Nova Iorque antes da explosão, sendo esta uma das razões pelas quais as autoridades pedem cautela na classificação deste incidente como uma tentativa de ataque terrorista.
A Casa Branca disse que o Presidente Joe Biden já foi informado e estava a acompanhar de perto a evolução da situação.
A ponte Rainbow está agora fechada em ambos os sentidos, precisamente numa data (véspera de Dia de Ação de Graças) de grande movimento de veículos.
Fotografias e vídeos feitos por transeuntes e publicados nas redes sociais mostraram fumo espesso, chamas e uma cabine de segurança que havia sido danificada pelas chamas.
A cidade norte-americana de Niagara Falls disse na sua página no Facebook que a Rainbow Bridge está fechada "até novo aviso".
O New York Times adianta que foi encontrada uma mala perto do carro que provocou a explosão, mas que esta não continha quaisquer explosivos.
"Um oficial da lei informado sobre o incidente disse que os investigadores acreditam que a explosão resultou do impacto da colisão. O carro voou e bateu num pilar de cimento, de acordo com o funcionário", informou o New York Times.
Entretanto, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse tratar-se de uma situação "muito séria".
"A situação é obviamente muito séria nas Cataratas do Niágara. Um veículo explodiu na Rainbow Bridge", disse o chefe do Governo canadiano ao Parlamento. "Ainda há muitas perguntas e estamos a tentar obter respostas o mais rápido possível", acrescentou, frisando que o Governo canadiano está em contacto permanente com as autoridades norte-americanas para "continuar a receber informações".
Já o líder da oposição do Canadá, Pierre Poilievre, rapidamente atribuiu a situação a um "ataque terrorista".
O ministro canadiano da Segurança Pública, Dominic LeBlanc, destaca que está a levar esta situação "extremamente a sério" e que está a receber atualizações regulares das autoridades e das agências de serviços fronteiriços.
"Trata-se obviamente de uma situação muito grave", considerou o ministro, que não quis especular sobre a "origem" do incidente ou sobre as vítimas mortais.
LeBlanc e o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, receberão mais informações nos "próximos momentos", disse.
Trudeau transmitiu os sentimentos do ministro e disse que a explosão é "obviamente uma situação muito grave" e que estão a ser "contempladas e ativadas medidas adicionais".
Ivan Vitalii, um turista ucraniano, disse ao jornal local Niagara Gazette que estava com um amigo numa loja nas proximidades quando ouviu "algo a partir-se". "Vimos fogo e uma grande nuvem de fumo preto."
Ron Rienas, da Autoridade de Pontes Públicas de Buffalo e Fort Erie, disse à ABC News que todas as quatro pontes que ligam os dois países sobre o rio Niágara foram fechadas.