Extrema-direita holandesa penalizada nas europeias, diz sondagem à boca das urnas
Segundo a sondagem à boca das urnas publicada pela televisão NOS, o Partido da Liberdade (PVV) terá perdido eurodeputados, ao registar um recuo de quase cinco pontos percentuais em relação às últimas eleições europeias.
Corpo do artigo
A extrema-direita holandesa teve um forte revés nas eleições europeias, ao passar de segundo para quarto partido mais votado, segundo uma sondagem à boca das urnas relativa ao ato eleitoral desta quinta-feira.
De acordo com esta sondagem publicada pela televisão pública NOS, o Partido da Liberdade (PVV), liderado por Geert Wilders, não terá passado dos 12,2 por cento dos votos contra 17 por cento nas últimas europeias há cinco anos.
Ainda segundo a sondagem realizada pelo instituto Ipsos, os centristas deverão ficar com 15,6 por cento, os democratas-cristãos com 15,2 por cento e os liberais do primeiro-ministro Mark Rutte com 12,3 por cento.
Comentando estas sondagens à boca das urnas, Wilders queixou-se da fraca afluência às urnas, que se ficou pelos 37 por cento e que, na sua opinião, penalizou o seu partido.
Com este resultado, a extrema-direita holandesa terá recuado de cinco para três lugares no Parlamento Europeu, ao passo que os dois partidos mais votados terão garantido quatro lugares cada.