Com uma participação eleitoral de 82% os eleitores holandeses voltaram a dar o poder ao conservador Mark Rutte
Corpo do artigo
O partido liberal liderado pelo primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, deverá vencer as eleições legislativas, remetendo o partido de extrema-direita de Geert Wilders para segundo lugar, ao lado de mais duas formações políticas, segundo sondagens divulgadas esta noite.
No discurso de vitória o conservador Mark Rutte disse que este resultado representa uma rejeição de um "tipo errado de populismo".
O primeiro-ministro congratula-se com o fato do "VVD ser o maior partido dos Países Baixos pela terceira vez consecutiva".
Rutte disse que já falou com vários líderes europeus por telefone e esta é uma "noite em que a Holanda, após o Brexit e depois das eleições americanas, disse não a um tipo errado do populismo"
A televisão pública NOS anunciou que o Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD, de direita), deverá conquistar 31 dos 150 lugares no parlamento, enquanto Wilders e o seu Partido da Liberdade (anti-islão) deverá eleger 19 deputados, tantos quanto o Apelo Democrático Cristão e o partido Democracia D66.
O líder do Partido da Liberdade holandês (PVV, extrema-direita), Geert Wilders, reivindicou hoje "um sucesso" e avisou que o primeiro-ministro "não se livrou" dele.
"Eleitores do PVV, obrigado! Nós conquistámos os lugares! O primeiro sucesso está garantido!", afirmou, numa mensagem na rede social Twitter o deputado anti-Islão.
"E Rutte ainda não se livrou de mim", avisou, na mesma mensagem.
842113131442765826
Entretanto, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, aplaudiu hoje o voto dos eleitores holandeses "contra os extremistas".
Juncker "falou com Mark Rutte e felicitou-o pela sua clara vitória: um voto pela Europa, um voto contra os extremistas", escreveu, numa mensagem na rede social Twitter, Margaritis Schinas, porta-voz do presidente do executivo europeu.
842128913174302720