"Famílias perderam quase tudo." Sobe para 80 o número de mortos em incêndios no Havai

Burnt cars stand amongst a destroyed neighborhood in the aftermath of a wildfire in Lahaina, western Maui, Hawaii on August 11, 2023. A wildfire that left Lahaina in charred ruins has killed at least 67 people, authorities said on August 11, making it one of the deadliest disasters in the US state's history. Brushfires on Maui, fueled by high winds from Hurricane Dora passing to the south of Hawaii, broke out August 8 and rapidly engulfed Lahaina. (Photo by Patrick T. Fallon / AFP)
AFP
À TSF, o cônsul honorário de Portugal no Havai, Tyler dos Santos-Tam, adianta que a comunidade de lusodescendentes foi bastante afetada pelos incêndios.
O número de mortos devido aos incêndios no Havai subiu para 80, anunciaram as autoridades. Há ainda 1418 pessoas em abrigos.
Os fogos são os mais mortíferos e destruidores dos desastres ocorridos no Havai, desde o maremoto de 1960, que causou a morte a 61 pessoas.
Ouvido pela TSF, o cônsul honorário de Portugal no Havai, Tyler dos Santos-Tam, descreve a tristeza das famílias no regresso a casa.
"É mau, há pequenos fogos que ainda estão a queimar e as famílias podem voltar para casa para pegar as suas roupas ou outros bens, vai ser bem triste", conta.
Tyler dos Santos-Tam adianta que a comunidade de lusodescendentes foi bastante afetada pelo fogo.
"Há muitos portugueses que moravam na cidade mais afetada pelo fogo. É uma situação bem difícil, porque essas famílias perderam quase tudo, perderam a casa, perderam a roupa e agora estão numa situação bem difícil", afirma.
TSF\audio\2023\08\noticias\12\tyler_dos_santos_tam_3_triste_voltar_a_casa
Apesar das dificuldades, o cônsul honorário de Portugal no Havai garante que a população está unida e a receber muita ajuda, mas a recuperação pode demorar muito tempo.
"A recuperação é uma coisa de semanas, de meses, talvez anos, mas comunidades é forte. A comunidade vai construir, vai ficar mais forte ainda, mas os próximos dias vão ser muito difíceis", sublinha.
Estes incêndios são mesmo os mais mortais nos EUA desde o de 2018, em Camp Fire, no Estado da Califórnia, que provocou 85 mortos e reduziu a cinzas a cidade de Paradise.
Cães capazes de cheirar cadáveres foram levados para a ilha na sexta-feira, para ajudar a localizar corpos, disse o presidente da autarquia de Maui, Richard Bissen Jr.
Os riscos de Lahaina quanto a fogos eram bem conhecidos. O plano de mitigação do condado de Maui, atualizado em 2020, identificou Lahaina e outras comunidades na parte ocidental de Maui como tendo frequentes incêndios e um grande número de edifícios em risco de sofrerem estragos por estes incêndios.