FBI investiga mensagens racistas enviadas a norte-americanos negros após vitória de Trump
Nas mensagens enviadas afirmam que o recetor "foi selecionado para a apanha de algodão", devendo apresentar-se junto a uma carrinha castanha onde poderá ser revistado
Corpo do artigo
O FBI está a investigar uma onda de mensagens racistas enviadas a cidadãos norte-americanos negros, imediatamente após a vitória eleitoral de Donald Trump, nos EUA.
Em comunicado, o FBI afirmou ter conhecimento “das mensagens de texto ofensivas e racistas enviadas a indivíduos de todo o país” e garantiu estar em contacto com o Departamento de Justiça e outras autoridades federais, para tentar perceber quem enviou as mensagens e como teve acesso a dados da comunidade negra.
As mensagens de texto começaram a ser enviadas logo no dia seguinte à vitória de Donald Trump, na quarta-feira, sobretudo para jovens negros em várias universidades. O teor dos vários textos enviados têm conteúdo idêntico e dizem que o recetor da mensagem "foi selecionado para a apanha de algodão", devendo apresentar-se junto a uma carrinha castanha onde poderá ser revistado.
As autoridades norte-americanas, incluindo organizações anti-racistas, já condenaram o teor da mensagem que chegou já a mais de 20 estados.
Os textos foram recebidos por pessoas em estados como o Alabama, Texas, Geórgia, Flórida, Maryland, Pensilvânia, Carolina do Sul, Ohio, Nova Iorque e Massachusetts, segundo apurou a CBS News.