No total, foi mais de um milhão de euros. O diretor da Agência Federal de Investigação Criminal dos Estados Unidos diz que foi dinheiro bem gasto.
Corpo do artigo
Numa conferência em Londres o diretor do FBI, James Comey, admitiu que pagou mais de um milhão de euros para contornar a recusa da Apple em ceder o código de desbloqueio dos telemóveis iPhone.
James Comey disse que pagou mais do que vai receber até ao fim do mandato à frente da agência norte-americana. Feitas as contas ao ordenado que recebe e aos sete anos que vai continuar no cargo, são 1150 mil euros.
Ainda assim, para o diretor do FBI, foi dinheiro bem gasto porque permitiu avançar nas investigações do massacre de San Bernardino, na Califórnia. Para além disso, o software usado para desbloquear o telefone do atirador vai servir para muitas investigações futuras.
Os terroristas usavam o telemóvel para contactos de planeamento do massacre e com outros elementos de células terroristas. O FBI terá pago a uma empresa, ou a uma pessoa, para quebrar o código e aceder à informação encriptada.