Todos os estados norte-americanos, incluindo o Havai, estão a ser afetados pelas baixas temperaturas fora de época. No estado de Nova Iorque, cinco pessoas perderam a vida devido ao forte nevão que atingiu a parte ocidental do estado, intensificado pelo efeito da passagem do vento frio sobre o lago Erie.
Corpo do artigo
Um ano de neve em três dias. É desta forma que os responsáveis do condado de Erie, no estado de Nova Iorque, descrevem o intenso nevão que se abateu sobre a região na terça-feira e já provocou a morte a, pelo menos, cinco pessoas. De acordo com as autoridades locais, citadas pela agência Reuters, a cidade de Buffalo e áreas circundantes viu-se imersa, em poucas horas, em 1,5 metros de neve.
A queda de neve foi intensificada pelo chamado "efeito do lago" que cria uma espécie de muro de neve, como se pode ver no vídeo. Este efeito acontece quando os ventos gelados tocam nas águas mais quentes do Lago Erie. Do vapor gerado surge uma grande nuvem de neve.
[youtube:VxuacZudBPU]
Mais de 150 pessoas ficaram presas dentro dos veículos, até 24 horas, e muitos dos veículos de emergência tiveram de ser abandonados e substituídos por motas de neve.
O frio extremo fora de época está a atingir os 50 estados norte-americanos e nem o Havai escapa. As temperaturas desceram aos zero graus centígrados ou abaixo disso, o que torna o mês de novembro o mais frio de 1976 nos Estados Unidos. Uma nova tempestade de neve está prevista para o condado de Erie na quinta-feira.