Cerca de um milhar de alemães, polacos e checos neonazis reúnem-se numa cidade alemã, perto da fronteira com a Polónia, para celebrar o 129º aniversário do nascimento de Adolf Hitler.
Corpo do artigo
O festival 'Escudo e Espada' (em alemão 'Schild und Schwert' em memória das tropas SS do período nazi) vai acontecer este fim de semana, em Ostritz, na fronteira leste da Alemanha com a Polónia. O evento está a ser preparado sob fortes medidas de segurança pois são esperados mil neonazis, enquanto também - segundo o Al Jazeera - podem aparecer grupos antifascistas para protestar.
A pequena cidade de Ostritz tem apenas 2.400 habitantes. Todos os limites da localidade vão ter policiamento durante todo o fim de semana.
Este acontecimento está ser organizado pelo NPD (partido nacional democrático), de extrema-direita do parlamento germânico. O festival vai contar com concertos por parte de grupos ultranacionalistas, debates políticos, artes marciais e congresso de tatuadores.
Embora a propagação pública do fascismo na Alemanha seja ilegal, os organizadores deste evento aproveitaram a regra da liberdade de reunião garantida pela constituição alemã, que concede a todos o direito de expressar as suas opiniões.
Esta sexta-feira cumpre-se o 129º aniversário de Adolf Hitler. Nascido a 20 de abril de 1889, foi líder do partido nazi e Chanceler do Reich alemão e Führer da Alemanha Nazi entre os anos de 1934 e 1945. Hitler é um dos principais persuasores da Segunda Guerra Mundial e a figura central do Holocausto. Morreu a 30 de abril de 1945.