Um representante para a Líbia do TPI assegurou que Saif al-Islam será entregue «às autoridades para que seja julgado segundo a lei líbia» e que este filho do ex-líder líbio «concordou nos últimos dias em contratar um advogado».
Corpo do artigo
Saif al-Islam, filho de Muammar Kadhafi e acusado de crimes contra a humanidade, será transferido para a capital líbia na próxima semana, anunciou um representante do Tribunal Penal Internacional.
Em declarações à AFP, Ahmed Jehani, representante para a Líbia do TPI, garantiu que «Saif al-Islam será transferido da prisão de Zenten para uma prisão oficial na capital, Tripoli, antes do fim da [próxima] semana».
Jehani adiantou ainda que os «revolucionários de Zenten aceitaram entregá-los às autoridades para que seja julgado segundo a lei líbia» e que este filho do ex-líder líbio «concordou nos últimos dias em contratar um advogado».
Na quarta-feira, o gabinete de defesa do TPI indicou que Saif al-Islam tinha sido «agredido fisicamente» na prisão de Zenten e que este estaria a sofrer de problemas nos dentes, devido à falta e cuidados médicos.