Filipe Nyusi foi candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder desde a independência.
Corpo do artigo
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, foi reeleito à primeira volta para um segundo mandato com 73% dos votos, anunciou este domingo a Comissão Nacional de Eleições, ao revelar os resultados oficiais da votação de 15 de outubro.
Em segundo lugar ficou Ossufo Momade, candidato da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, com 21,88% e em terceiro Daviz Simango, líder da Movimento Democrático de Moçambique (MDM), com 4,38%.
Mário Albino, candidato pela Ação de Movimento Unido para Salvação Integral (AMUSI), obteve 0,73%.
Os resultados estão a ser anunciados numa cerimónia pública em Maputo em que Abdul Carimo, presidente da CNE, lê uma por uma as tabelas de resultados de cada círculo eleitoral relativas a cada eleição - presidenciais, legislativas e provinciais.
Os resultados não foram aceites pelos partidos da oposição no parlamento, Renamo e MDM, alegando fraude generalizada.