A cadeia norte-americana tinha planos para abrir um novo restaurante num dos mais emblemáticos locais de Florença. A cidade não quer, mas a decisão só deverá ser conhecida amanhã.
Corpo do artigo
A piazza del Duomo, em Florença, Itália, é considerada património mundial da Unesco e, por essa razão, a cidade e os florentinos são contra as cadeias de fast food nas zonas históricas.
Desde há muito tempo que o McDonald's tenta entrar na piazza del Duomo e, desta vez, a empresa estava convencida que ia conseguir, alegando que o mayor da cidade tinha dado permissão para que a cadeia se instalasse no espaço mais cobiçado de Florença.
Perante as críticas dos habitantes da cidade, o mayor veio anunciar que Florença é contra a abertura desse tipo de restaurantes nas zonas históricas.
Esta decisão, considerada uma cruzada gastronómica, foi acompanhada por uma nova lei no início do ano, que proíbe restaurantes nas zonas históricas que utilizem produtos pré-cozinhados ou congelados. A cidade diz que a ideia é privilegiar a cozinha italiana e os produtos locais.
A McDonald's tentou contornar a lei, mudando o conceito que espalhou um pouco por todo o mundo. Para isso, este restaurante iria recorrer aos produtos locais nas suas criações e adotaria o serviço às mesas, uma prática que não é utilizada
A proposta da cadeia será avaliada pelo mayor, Câmara do Comércio e ainda pela Unesco, e uma decisão deverá ser tomada amanhã, dia 5 de julho. Se o parecer for negativo, a McDonald's ainda terá hipótese de recorrer.