A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse hoje que a instituição continua disposta a apoiar a Grécia e aguarda o regresso pelas discussões com o novo Governo grego, liderado por Alexis Tsipras.
Corpo do artigo
«Mantemo-nos prontos para continuar a apoiar a Grécia e esperamos o regresso às discussões com o novo Governo», afirma Christine Lagarde numa curta declaração enviada hoje à comunicação social.
Antes, em entrevista ao jornal francês 'Le Monde', citada hoje em vários meios de comunicação social, a diretora-geral do FMI tinha deixado o alerta ao novo Governo grego para que cumpra as regras da zona euro e que não pode reclamar condições especiais. «Não podemos criar categorias diferentes para países diferentes», afirmou Christine Lagarde na entrevista ao jornal francês. A diretora-geral do FMI disse ainda que não estão em causa «apenas medidas de austeridade, mas sim reformas profundas que permanecem por fazer».
Alexis Tsipras tomou hoje posse como primeiro-ministro da Grécia após a vitória nas eleições legislativas de domingo do Syriza, partido anti austeridade de esquerda, que ficou a dois deputados da maioria absoluta no parlamento grego.