O Banco Nacional da Ucrânia informou hoje que recebeu a primeira tranche de 2,1 mil milhões de euros do FMI no quadro do programa de assistência financeira ao país.
Corpo do artigo
«A primeira tranche chegou tal como previsto, o que demonstra o apoio das instituições financeiras internacionais em cooperar com a Ucrânia», refere o Banco Nacional da Ucrânia, em comunicado.
O banco já tinha informado que cerca de dois mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) destinam-se a cobrir o défice orçamental, sendo que a quantidade restante vai ser depositada em forma de reservas.
Após dois meses de negociações, o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou, na semana passada, o empréstimo à Ucrânia e que corresponde a um total de 17 mil milhões de dólares (12,2 mil milhões de euros) durante os próximos dois anos.
A diretora do FMI, Christine Lagarde, disse durante as negociações que os «os riscos do programa são elevados». «Em particular, uma escalada da tensão com a Rússia e a agitação no Este do país supõe um risco substancial para as perspetivas económicas», afirmou Lagarde.
O envio das próximas tranches da entidade financeira fica condicionado aos resultados das inspeções sobre o cumprimento do programa através de avaliações que se vão realizar de dois em dois meses.