Chamas em região montanhosa estão a ser combatidas por helicópteros habitualmente usados para resgates na neve.
Corpo do artigo
Um incêndio florestal na Suíça obrigou à evacuação de várias aldeias desde segunda-feira. As chamas continuam fora de controlo, combatidas por cerca de 150 bombeiros, apoiados pela polícia e proteção civil.
O fogo deflagrou numa região montanhosa em Bitsch, no cantão Valais, e está a alastrar-se para a região de Ried-Morel-Riederhorn, avançam as autoridades suíças em comunicado.
Os operacionais no terreno estão a ser apoiados por um helicóptero do exército suíço e quatro helicópteros da Air Zermatt, habitualmente usados para resgates na neve.
Bitsch : incendie de forêt
- Police Valais (@PoliceValais) July 17, 2023
Un important dispositif d"intervention a rapidement été mis en place. Celui-ci lutte encore contre le feu qui se propage rapidement. Les travaux d"extinction se poursuivent.https://t.co/RAp4B3N7hk pic.twitter.com/Qnf3rK3aFk
Como as chamas estão a consumir uma área florestal na montanha, outra grande preocupação das autoridades é o potencial deslizamento de terras.
Foi aberta uma investigação para apurar as causas do incêndio.
A Suíça está a ser afetada pelo anticiclone Charon, que esta semana está a provocar uma onda de calor em vários países europeus, com a Organização Meteorológica Mundial a alertar para temperaturas recorde.
Na Grécia, dois incêndios no sudeste de Atenas colocaram várias casas em perigo, obrigando à retirada de milhares de pessoas. As temperaturas acima de 40 ºC e o vento de 50 quilómetros por hora estão a dificultar o combate às chamas, que chegaram a ter uma frente de 12 quilómetros.