Forças de Defesa de Israel confirmam morte de cidadão luso-israelita raptado pelo Hamas
Idan Shtivi, 28 anos, tinha nacionalidade portuguesa. A 7 de outubro de 2023, foi raptado do Nova Music Festival, no sul de Israel e levado para a Faixa de Gaza pelos militantes do Hamas.
Corpo do artigo
O cidadão luso-israelita, Idan Shtivi, morreu na sequência dos ataques do Hamas a 7 de outubro de 2023. A informação foi anunciada pelo Fórum das Famílias dos Reféns e confirmada à TSF por um dos porta-vozes das Forças de Defesa de Israel (IDF na sigla em inglês) Rafael Rozenszajn.
Idan Shtivi, 28 anos, estava no Nova Music Festival, no sul de Israel, quando foi raptado pelos militantes do Hamas. O carro onde seguia foi atingido com vários disparos, tendo o luso-israelita sido feito refém e levado para a Faixa de Gaza.
Em entrevista à TSF, Omri Shtivi, descreve a forma como o irmão foi raptado no dia do ataque do Hamas contra Israel.
“O meu irmão Edan é um civil inocente, é um cidadão português que foi ao Nova festival na pausa do semestre dos estudos universitários. Quando estava na festa, festa da música da paz no Nova festival, quando estava a regressar ao nascer do dia, às 6h25, quatro minutos antes do ataque de rockets do Hamas, ele tentou regressar a casa em Telavive, mas os terroristas do Hamas atacaram-nos, dispararam sobre o seu carro e raptaram-no.”