Explosão em Istambul faz seis mortos e 54 feridos. Erdogan condena "atentado vil"
Explosão registou-se pouco depois das 16 horas locais (13h em Lisboa) num momento em que a multidão na rua, onde é comum a presença de locais e turistas, era particularmente densa.
Corpo do artigo
Uma forte explosão, de origem desconhecida, aconteceu este domingo à tarde na movimentada rua comercial de Istiqlal, no coração de Istambul, avança a imprensa turca, citada pela AFP. Inicialmente, o governador de Istambul, Ali Yerlikaya, escreveu na rede social Twitter que tinham morrido quatro pessoas e 38 ficaram feridas. No entanto, estes números já foram atualizados pelo Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan: "seis mortos e 53 feridos".
O Presidente turco condenou o "atentado vil" numa conferência de imprensa transmitida pelos órgãos de comunicação social do país.
"Os autores deste atentado vil serão desmascarados. Que a nossa população esteja certa de que serão castigados", declarou Erdogan duas horas depois da explosão.
A explosão registou-se pouco depois das 16 horas locais (13h em Lisboa) num momento em que a multidão na rua, onde é comum a presença de locais e turistas, era particularmente densa. A área foi entretanto evacuada.
Nas imagens do momento da explosão que circulam nas redes sociais é possível ouvir-se um estrondo, seguido de chamas e provocando uma onda imediata de pânico entre a multidão. Além disso é possível ver-se uma enorme cratera escura e pessoas estendidas no chão.
Notícia atualizada às 15h42