As autoridades registaram, até ao momento, uma vítima mortal.
Corpo do artigo
Pelo menos uma pessoa morreu na sequência do sismo de magnitude de 7,5 na escala de Richter que hoje foi sentido com forte intensidade nas zonas centro e sul do México, informaram fontes locais. Depois do sismo, autoridades norte-americanas emitiram um alerta de tsunami, abrangendo o sul do México e as costas da Guatemala, El Salvador e Honduras.
A vítima mortal foi registada no município de Crucecita, no Estado de Oaxaca (sul do México), onde foi localizado o epicentro do terramoto.
Em declarações à comunicação social, o governador do estado de Oaxaca, Alejandro Murat, precisou que a vítima morreu na sequência da derrocada de um prédio, que também fez um ferido.
O representante informou ainda que um hospital localizado naquela zona, uma unidade hospitalar dedicada ao tratamento de doentes infetados com o novo coronavírus, sofreu danos "estruturais", o que obrigou à evacuação do edifício.
De acordo com o instituto norte-americano, o sismo foi sobretudo sentido ao longo da costa do Pacífico, no estado de Oaxaca (sul do México).
1275455102275317761
Através da rede social Twitter, o Serviço Nacional de Sismologia (SMN) informou, por sua vez, ter registado um sismo de magnitude 7.4 na escala de Richter a 12 quilómetros a sudeste do município de Crucecita, no estado de Oaxaca, e que o tremor de terra foi sentido em várias partes do México, o que levou ao acionamento de um alerta sísmico na capital mexicana.
Inicialmente, o USGS atribuiu ao forte abalo uma magnitude de 7.7 na escala de Richter, tendo atualizado posteriormente para uma magnitude de 7.4.
Segundo a mesma entidade, o sismo ocorreu às 10h29 locais (16h29 hora de Lisboa).
Notícia atualizada às 19h32