Foram resgatadas dez pessoas que tinham ficado presas dentro dos seus carros. Em pouco menos de uma hora, choveu até 54,2 litros por metro quadrados em alguns locais da cidade.
Corpo do artigo
As fortes chuvas que caíram, na quinta-feira, na província de Saragoça, em Espanha, inundaram várias estradas e deixaram inúmeras pessoas presas dentro dos carros, o que obrigou à intervenção dos bombeiros e das equipas de mergulhadores. Foram resgatadas dez pessoas, mas não há registo de feridos.
De acordo com o El País, em pouco menos de uma hora choveu até 54,2 litros por metro quadrados em alguns locais da cidade, com um pico de intensidade que chegou aos 20 litros em apenas dez minutos.
As inundações obrigaram à interrupção dos serviços de elétricos e de autocarros e a Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet) colocou as províncias de Saragoça e Huesca sob alerta laranja.
1677023048032047106
A situação mais grave ocorreu no Barranco de la Muerte, um túnel no Terceiro Cinturão, onde a avalanche de água e lama atingiu um metro de altura.
O Parque Venecia, um bairro da zona sul da cidade, também foi particularmente afetado, com cerca de 1500 moradores a ficarem sem eletricidade devido a problemas nos postos de abastecimento.
Devido à tempestade, acompanhada de granizo e ventos até 92 quilómetros por hora, na Avenida Ciudad de Soria e na Rua Caminos del Norte os semáforos ficaram sem eletricidade e os sistemas de esgoto ficaram obstruídos.
1677003023820652550
As fortes chuvas causaram também danos em várias residências em Cuarte de Huerva e em Burgo de Ebro, um município onde oito pessoas, entre elas quatro menores, foram resgatadas de duas habitações devido à quantidade de água que entrou no edifício onde moravam.
O trânsito na autoestrada A23 foi cortado ao quilómetro 274 na direção de Teruel. A acumulação de água nas linhas ferroviárias obrigou ainda à interrupção da circulação dos comboios entre Saragoça e Barcelona durante alguns minutos, tendo, depois, sido desviados para a estação Delicias.
1677035261828698112
A presidente da câmara municipal de Saragoça, Natalia Chueca, pede que se mantenha "muita prudência" nas várias partes da cidade que foram mais afetadas.
A Aemet colocou, esta sexta-feira, cinco comunidades autónomas sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte, granizo e calor. Espera-se que, nas Ilhas Baleares, os termómetros atinjam os 36 ºC.