Fraga Iribarne fundamental na aproximação do Norte à Galiza, diz José Adelino Maltez
José Adelino Maltez destacou, este domingo, o papel fundamental de Manuel Fraga Iribarne na aproximação da Galiza ao Norte de Portugal.
Corpo do artigo
Manuel Fraga Iribarne, ex-ministro do ditador Francisco Franco, figura-chave na transição para a democracia em Espanha e fundador do PP, morreu este domingo aos 89 anos.
«Julgo que no Porto e no Minho toda a gente conhece, sobretudo os responsáveis políticos, o papel fundamental que [Manuel Fraga Iribarne] teve na aproximação das gentes do Norte e das gentes da Galiza», destacou José Adelino Maltez.
O fundador do PP espanhol «era um grande amante de Portugal» e «nutria uma amizade por uma personalidade portuguesa que ele admirava muito», Francisco António Lucas Pires, que foi presidente do CDS-PP e o primeiro vice-presidente português do Parlamento Europeu, acrescentou.
O professor catedrático lembrou também a «vida rica do pensador» e «a concepção que ele tinha da autonomia galega».
O especialista em ciência política disse ainda que conheceu o político galego quando estava a fazer a tese de doutoramento, altura em que o «mestre», como o descreveu, teve a «grandeza» de ajudar alguém que desconhecia. «O que me marcou mais foi a afectividade galega», rematou.