Os governos de França e da Alemanha tomaram a decisão de encerrar as suas embaixadas em Sanaa no domingo e segunda-feira após um alerta sobre eventuais atentados terroristas.
Corpo do artigo
A França, a Alemanha anunciaram que vão encerrar as suas embaixadas no Iémen no domingo e segunda-feira, após o alerta sobre eventuais atentados terroristas.
Em declarações à AFP, um porta-voz da diplomacia francesa indicou que existem «informações sobre ameaças suficientemente sérias para decidir o encerramento da embaixada no domingo e segunda-feira».
Se os níveis de ameaça persistirem, este porta-voz admitiu que o governo francês poderá prolongar o encerramento desta representação diplomática.
Entretanto, o presidente francês também já indicou que o encerramento da embaixada em Sanaa poderá durar «vários dias» e de conta de «ameaças diretas e indiretas» contra interesses franceses vindas da al-Qaida.
François Hollande apelou ainda aos cerca de 600 franceses que vivem no Iémen para «tomarem as maiores precauções nas suas movimentações» neste país.
Também citado pela AFP, um porta-voz do Ministério alemão dos Negócios Estrangeiros explicou que a representação diplomática germânica em Sanaa «ficará encerrada no domingo e segunda-feira por motivos de segurança».
A decisão de França e Alemanha surge um dia depois de o Reino Unido ter também decidido encerrar a sua representação diplomática no Iémen
A Interpol emitiu um alerta global onde aconselha ao reforço da vigilância contra eventuais ataques depois de ter terem fugido cerca de 1600 condenados de prisões do Iraque, Líbia e Paquistão, eventualmente ligados à al-Qaida.