François Hollande felicitou Alexis Tsipras pela sua vitória nas eleições gerais na Grécia. Já David Cameron considera que a vitória do Syriza nas eleições gerais na Grécia vai aumentar a incerteza económica na Europa.
Corpo do artigo
O Presidente da França, François Hollande, sublinhou a sua intenção de manter a «estreita cooperação» entre Paris e Atenas e feleicitou Alexis Tsipras.
Em comunicado, difundido pelo Palácio do Eliseu, Hollande recordou a amizade que une a França e a Grécia e manifestou vontade de continuar essa cooperação «ao serviço do crescimento e da estabilidade da zona euro».
O chefe de Estado francês também expressou o desejo de que a continuidade dessa relação bilateral se leve a cabo tendo em conta «o espírito de progresso, solidariedade e responsabilidade», um conjunto de valores que, como frisou, é partilhado pelas duas nações
Já o primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou no domingo que a vitória do partido anti-austeridade Syriza nas eleições gerais na Grécia vai aumentar a incerteza económica na Europa.
«A eleição grega vai aumentar a incerteza económica na Europa», escreveu Cameron na sua conta na rede social Twitter. «É por isso que o Reino Unido tem de se manter fiel ao nosso plano, de garantir a segurança no país», escreveu também.
A Casa Branca afirmou hoje esperar trabalhar de perto com o próximo governo grego, após a clara vitória do partido de esquerda Syriza nas eleições gerais de domingo.
«Felicitamos a Grécia por ter concluído, com sucesso, a realização de eleições legislativas e esperamos trabalhar de perto com o seu próximo governo», afirmou Mark Stroh, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, em declarações à agência AFP, em Nova Deli, durante a visita do Presidente norte-americano, Barack Obama, ao país.