François Hollande foi eleito no domingo Presidente da República francesa com 51,67 por cento, num momento em que estão contabilizados 99 por cento dos boletins.
Corpo do artigo
Neste momento apenas faltam contar os votos dos franceses no estrangeiro. François Hollande derrotou o Presidente cessante, Nicolas Sarkozy, que obteve 48,33 por cento dos votos.
A abstenção foi de 18,97 por cento e o número de votos nulos e em branco ultrapassou os dois milhões, cerca de seis por cento. Este valor é um dos mais elevados desde 1958.
É preciso regressar à segunda volta das presidenciais de 1995 (Jacques Chirac contra Lionel Jospin) ou de 2002 (Jacques Chirac contra Jean-Marie Le Pen) para encontrar resultados comparáveis com este, seis por cento e 5,4 por cento, respetivamente.
Na primeira volta desta eleição, a 22 de abril, os votos nulos e brancos representaram 1,92 por cento do total dos votos.
A candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, que conseguiu 17,9 por cento dos votos na primeira volta, anunciou que não daria o seu apoio a nenhum candidato e que votaria em branco.