O favorito às eleições presidenciais francesas, o socialista François Hollande, votou hoje de manhã para a segunda volta do escrutínio em Tulle, no centro de França.
Corpo do artigo
François Hollande votou na secção Marie-Laurent, uma pequena sala de festas de onde saiu sorrindo e acenando.
Questionado pelos jornalistas sobre como se sentia, o candidato respondeu: "como num domingo de segunda volta".
"Hoje será um longo dia, mas não sei se será um belo dia. Isso são os franceses quem vai decidir. Para uma parte de nós será necessariamente um belo dia, para os outros não", afirmou François Hollande.
O candidato socialista, deputado do departamento rural de Corrèze, foi acompanhado da mulher, Valérie Trierweiler.
Independentemente do resultado das eleições, François Hollande fará uma declaração perto das 20:00 (18:00 GMT) na Praça da Catedral em Tulle.
Após a declaração, partirá para Paris. Em caso de vitória, deverá deslocar-se até á Praça da Bastilha, onde partidários do presidente de esquerda François Mitterrand fizeram a festa na noite em que foi eleito, a 10 de maio de 1981.
François Hollande, de 57 anos, liderou a primeira volta e é o favorito nas intenções de voto, embora nas sondagens a diferença em relação ao seu adversário, o atual presidente Nocolas Sarkozy, se tenha reduzido no final da campanha.
De acordo com o mais recente inquérito, divulgado na sexta-feira à noite, Hollande reunia 52 por cento das intenções de voto.