O primeiro-ministro de França, Jean-Marc Ayrault, abandona o Governo depois da derrota dos socialistas nas eleições municipais do último domingo. Com ele saem todos os membros do executivo francês. A informação é oficial.
Corpo do artigo
O presidente francês François Hollande deverá nomear para primeiro-ministro Manuel Valls, que até aqui era ministro do Interior.
Manuel Valls tem 51 anos, é de origem espanhola e foi diretor da campanha presidencial de Hollande.
O primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, e o governo francês pediram hoje a sua demissão ao Presidente, François Hollande, anunciou o executivo em comunicado.
Hollande, que deverá falar à nação cerca das 18:00 horas (19:00 horas em Lisboa), deverá anunciar o nome do atual ministro do Interior, Manuel Valls, como novo primeiro-ministro, segundo a agência France Presse.
O chefe de Estado francês substitui o governo na sequência dos maus resultados do Partido Socialista Francês nas eleições municipais de domingo passado, segundo fontes governamentais ouvidas pela AFP.
Tanto a Frente Nacional (extrema-direita) como a oposição de direita conquistaram vitórias históricas no escrutínio de domingo, numa derrota sem precedentes para os socialistas, que perderam 150 autarquias.
A Frente Nacional, de Marine Le Pen, com um discurso anti-imigração, conquistou 11 câmaras e mais de 1.200 lugares nos executivos municipais.
A UMP do ex-presidente Nicolas Sarkozy, derrotado por Hollande nas presidenciais de 2012, ganhou autarquias que historicamente votavam nos socialistas, indiciando uma possível reconquista do poder em 2017, se a tendência se mantiver.
«É um resultado histórico», afirmou o seu líder, Jean-François Cope, comentando as 155 autarquias com mais de 9.000 habitantes que a UMP conquistou à esquerda.