Em França, durante este fim de semana de Páscoa, o Ministro do Interior Gérald Darmanin anunciou um reforço de medidas de segurança em todos os espaços religiosos, depois de um atentado contra uma igreja católica ter sido impedido, no início do ano.
Corpo do artigo
Durante este fim de semana de Páscoa, Gérald Darmanin pediu às autoridades que garantam a segurança das igrejas e espaços de culto, com uma presença reforçada de polícias e militares.
Num comunicado emitido aos jornalistas, o ministro do interior pede uma extrema vigilância durante as férias da Páscoa, tendo em conta o nível “muito elevado” da ameaça terrorista bem como a “persistência das tensões internacionais”, referindo-se à guerra em Gaza e ao ataque terrorista em Moscovo.
Confrontados com a presença das autoridades às portas das igrejas, muitos fiéis dizem sentir-se em segurança.
"Acho que é pena, mas fico aliviada que as autoridades estejam presentes", explica uma fiel à saída da igreja. "Num mundo ideal, gostaria de poder fazer esta procissão sem estar rodeada de homens que têm de garantir a nossa segurança", acrescentou outra fiel.
A polícia entrou em contacto com as paróquias, para estabelecer uma estimativa do número de fiéis presentes com vista a adaptar o sistema de segurança.
O padre Bruno Lefevre Pontais considera a presença das autoridades de segurança necessárias, durante as celebrações deste fim de semana. "É claro que gostaríamos de poder entrar e sair dos locais de culto livremente e sem problemas de segurança. Ontem à noite, tivemos cerca de 1.500 pessoas que vieram assistir à missa. A polícia esteve presente, de forma discreta, à saída. Infelizmente esta presença de autoridades é hoje necessária para prevenir qualquer incidente", descreve.
As celebrações da Páscoa acontecem poucos dias depois da França elevar ao máximo o nível de alerta terrorista no país. Dois atentados terroristas foram impedidos desde o início do ano, em França: um deles estava a ser planeado por um homem de 62 ans, jiadista, que pretendia atacar uma igreja católica.
