Em conferência de imprensa o Presidente francês anunciou que «as condições do acidente fazem pensar que não há nenhum sobrevivente.» «É uma tragédia aérea, uma nova tragédia aérea», disse François Hollande aos jornalistas, acrescentando que a maioria das vítimas pode ser de nacionalidade alemã.
Corpo do artigo
«Vamos conhecer, em breve, as causas do que aconteceu e, evidentemente, vamos dá-las a conhecer às autoridades envolvidas, espanholas e alemãs, bem como às famílias das vítimas. É um luto que nos cabe cumprir porque se trata de uma tragédia que teve lugar no nosso território», afirmou o presidente francês.
Francois Hollande afirmou que também que «saber se não há outras consequências deste acidente, que aconteceu numa zona de acesso particularmente difícil. Não sabemos se há habitações afectadas. Vamos saber isso nas próximas horas.»
O presidente francês deixou uma mensagem de solidariedade.
[youtube:lhtT514rr9M]
Francois Hollande indicou ainda que já falou com o primeiro-ministro Manuel Valls e que ambos decidiram ativar um gabinete de crise. O ministro do Interior, Bénard Cazeneuve, já está a caminho do local para coordenar com as autoridades as operações de busca no local onde foram encontrados destroços do aparelho.
O presidente francês informou ainda que não haverá franceses no voo Barcelona-Düsseldorf. A maioria serão passageiros serão de nacionalidade alemã, espanhola e turca.
Entretanto já começaram a ser encontrados alguns destroços, nas aldeias de Verdaches, Le Vernet, Auzet e Seyne-Les-Alps.
A chanceler alemã, Angela Merkel, ficou chocada com o acidente que envolveu hoje um avião de uma companhia aérea alemã nos Alpes franceses, com 150 pessoas a bordo, afirmou o porta-voz da líder do executivo alemão.
A líder alemã falou via telefone com o Presidente francês, François Hollande, e com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e «cancelou os seus compromissos para acompanhar a evolução da situação», afirmou o seu porta-voz, Steffen Seibert, num comunicado.
O ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt, e a embaixadora da Alemanha em Paris estão a caminho do local do acidente.