Dois homens foram encontrados mortos no Feldman Ecopark. Tinham ficado no parque para alimentar os animais que não foram retirados.
Corpo do artigo
Os dois funcionários de um jardim zoológico na cidade ucraniana de Kharkiv que estavam desaparecidos desde março foram encontrados mortos.
Em comunicado, o Feldman Ecopark informa que os dois homens foram mortos a tiro por soldados russos, que esconderam depois os corpos numa sala nas traseiras do zoo.
Quando a ofensiva russa começou, em fevereiro, estes dois trabalhadores ficaram para trás para alimentar os animais. O desaparecimento foi reportado às autoridades no dia 7 de março, quando o resto das equipas regressaram ao zoo, mas só esta terça-feira se confirmou o pior desfecho.
https://www.facebook.com/watch/?v=5004989366259693
"Até agora tínhamos esperança que nada irremediável tivesse acontecido e que eles tivessem sobrevivido. Mas ontem tivemos a confirmação de que os corpos tinham sido encontrados", pode ler-se no site oficial do zoo.
O Feldman Ecopark lamenta a morte destas pessoas "maravilhosas e corajosas" e apela à condenação dos "desumanos" responsáveis.
Quando os mísseis russos começaram a atingir Kharkiv, destruindo grande parte deste jardim zoológico, vários animais foram retirados, mas mais de 100 acabaram por morrer.
Alexander Feldman, fundador do Feldman Ecopark, admitiu este mês que pode ser necessário abater os carnívoros de grande porte, tais como ursos, leões, tigres e outros felinos, caso fosse impossível realojá-los.
O parque com quase 600 metros quadrados era casa de cinco mil animais de 300 espécies.