Furacão Debby ameaça Flórida e zona sudeste dos EUA com chuvas e inundações "sem precedentes"
O furacão vai atingir a região de Big Bend, na Flórida, nas próximas horas
Corpo do artigo
A tempestade Debby evoluiu para furacão no domingo à noite, à medida que se aproxima da costa do Golfo da Flórida, com potencial de criar chuvas e inundações sem precedentes nas áreas do sudeste dos EUA, o que motivou ordens de evacuação em várias zonas do país. O fenómeno ganhou força rapidamente e tornou-se um furacão de categoria 1 - numa esclada que vai até 5 - devido ao Golfo do México, excecionalmente quente.
O furacão vai atingir a região de Big Bend, na Flórida, nas próximas horas, avançou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA. O mesmo organismo alertou que existe o perigo de ocorrência de tempestades potencialmente fatais ao longo da costa do Golfo da Flórida e inundações até três metros acima do nível do solo.
"Estamos a ver inundações potencialmente muito significativas que acontecerão, particularmente, no centro-norte da Flórida", disse o governador do estado, Ron DeSantis, no domingo, citado pela AFP.
Ao lado do vice-diretor do NHC, Jamie Rhome, DeSantis alertou que os moradores da Flórida devem fazer, imediatamente, os preparativos finais de emergência.