Puerto Rico e regiões no sul dos Estados Unidos preparam-se para a chegada do furacão que continua a ganhar força.
Corpo do artigo
O furacão Irma subiu para categoria de nível 5, a intensidade mais elevada da escala de Saffir-Simpson, com ventos máximos de 280 quilómetros por hora, anunciaram as autoridades meteorológicas norte-americanas.
O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) classificou o Irma como "extremamente perigoso" e admitiu a possibilidade de a tempestade ganhar ainda mais força.
905041935139786752
O Irma está já a 440 km a leste da ilha Antigua, e desloca-se a uma velocidade de 22 quilómetros por hora rumo às Caraíbas e sudoeste dos Estados Unidos.
Foi declarado estado de emergência nas Antilhas Francesas, Haiti, Florida e Puerto Rico, onde se espera que a tempestade chegue quarta-feira ao final do dia com ventos violentos e ondulação forte.
O Governador de Puerto Rico, Ricardo Rossello, exaltou os 3.4 residentes do território a estarem preparados para uma evacuação a qualquer momento.
A tempestade tropical Irma, a nona da temporada no Oceano Atlântico, formou-se perto de Cabo Verde há dias. Segundo recorda a Efe, a primeira tempestade tropical de 2017, Arlene, e formou-se em abril no Atlântico, mais de um mês antes do começo da temporada dos furacões.
Seguiram-se as tempestades tropicais Bret, Cindy, Emily e Franklin, que se converteu no primeiro furacão da temporada, e depois Gert, e Harvey, que alcançou a categoria 4 na escala de Saffir-Simpson, que tem cinco níveis.