O presidente norte-americano alertou hoje que o furacão Sandy é uma «séria e grande tempestade» e pediu aos cidadãos para seguiram as indicações das aurtoridades.
Corpo do artigo
Barack Obama, em Washington, disse ainda que as autoridades garantiram ao governo federal que dispunham de recursos para lidar com o furacão.
O presidente norte-americano sublinhou que é importante ter «respostas rápidas e eficientes» à aproximação do furacão Sandy.
Entretanto, o presidente da câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, ordenou hoje a retirada de 375.000 pessoas de zonas baixas da cidade devido ao furacão Sandy. «Esta é uma tempestade grave e perigosa», disse Bloomberg numa conferência de imprensa.
Horas antes, o governador do estado, Andrew Cuomo, anunciou o encerramento de todos os transportes da cidade, metro, autocarros e comboios, às 19:00 locais (23:00 em Lisboa) e decretou o estado de emergência em todos os 62 condados, incluindo os de Nova Iorque.
Os meteorologistas prevêem que o Sandy atinja terra a sul de Nova Iorque, entre os estados do Delaware e de New Jersey, provavelmente na segunda-feira à noite.
Mas, tendo em conta a grande extensão da tempestade, com ventos fortes a soprarem a 800 quilómetros do olho do furacão, os efeitos da tempestade vão ser sentidos em Nova Iorque.
Segundo o presidente da câmara, foram criados 65 centros de acolhimento nas escolas públicas da cidade «com todo o pessoal e os bens necessários».
O furacão, que fez 65 mortos nas Caraíbas, dirigia-se hoje para norte, paralelamente à costa leste dos Estados Unidos, prevendo os especialistas que se cruze com uma frente de baixas pressões que o fortalecerá antes de chegar a terra.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos alertou hoje, num boletim emitido às 15:00 TMG (mesma hora de Lisboa), que o furacão deverá provocar inundações no centro da costa atlântica, incluindo na zona do porto de Nova Iorque.
O olho do furacão estava hoje de manhã cerca de 970 quilómetros a sul da cidade de Nova Iorque e avançava a uma velocidade de 22 quilómetros/hora para nordeste, segundo o NHC.
Com ventos constantes de 120 quilómetros/hora e rajadas mais fortes, o Sandy está classificado como um furacão de categoria 1 das cinco que compõem a escala de Saffir-Simpson.