O parlamento catalão debate hoje o cenário da autodeterminação da região, num plenário onde pode ser decidida a realização de eleições antecipadas e de um referendo.
Corpo do artigo
O Governo espanhol promete uma resposta serena mas firme e já disse que aguarda com essa disposição o desfecho do debate que acontece hoje no parlamento catalão.
O debate acontece depois de o Governo espanhol ter rejeitado na semana passada a proposta do executivo regional de um pacto fiscal mais favorável para a Catalunha, semelhante ao que vigora no país basco.
A autodeterminação da Catalunha é um dos cenários em debate e deste plenário pode sair uma resolução a defender a realização de eleições antecipadas. A possibilidade de ser convocado um referendo tambem não está afastada.
À TSF, Gerard López, editor de política da rádio Catalunha, reconhece que a crise e a vontade de uma menor contribuição dos catalães para o todo espanhol são dados importantes nesta altura.
Gerard López diz também que o debate desta terça-feira no parlamento catalão, não sendo impossível há algum tempo, foi agora forçado, em parte, pela pressão da opinião pública.