George W. Bush (pai) deu nas últimas horas as condolências aos sul-africanos pela morte de Nelson Mandela. Trata-se de um gafe do ex-presidente norte-americano. O assessor de Bush já assumiu o erro e pediu desculpas.
Corpo do artigo
George H. W. Bush apresentou no domingo, em comunicado, as suas condolências aos sul-africanos pela morte de Nelson Mandela, alguns minutos antes do seu assessor pedir desculpas pelo engano através do Twitter.
O comunicado foi divulgado pouco depois da presidência sul-africana ter revelado que Nelson Mandela saiu do hospital onde esteve internado quase 3 meses e regressou a casa em Pretória.
A saúde de Mandela ainda é fragil, mas a equipa médica considerou que mandela pode continuar os tratamentos em casa.
«A minha mulher Barbara e eu lamentamos a morte de uma das pessoas que mais acreditava na liberdade e a qual tivemos o privilégio de conhecer», escreveu o antigo presidente norte-americano no comunicado.
«Era um homem com uma coragem impressionante que mudou o curso da história do seu país», adiantou Bush, expressando as suas condolências «à sua família e conterrâneos».
O assessor do antigo presidente, Jim McGrath, pediu rapidamente desculpa através do Twitter, adiantando que a declaração tinha sido enviada após uma interpretação errada de um título do Washington Post. «É um erro da minha parte e peço, por isso, desculpa a todos», afirmou, adiantando que «a culpa foi totalmente minha e não de George H. W. Bush».
Curiosamente, George Bush (pai) também tinha sido vítima de uma "morte" antes de tempo quando a revista alemã Der Spiegel publicou por lapso no seu site um obituário que tinha preparado sobre o ex-presidente norte-americano.