
João Gomes Cravinho
Direitos Reservados
O nome do ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, João Gomes Cravinho, foi indicado para chefiar a delegação da UE em Nova Deli.
Corpo do artigo
Em comunicado divulgado esta quarta-feira em Bruxelas, a alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e para a Política de Segurança anunciou a intenção de nomear 25 novos chefes de delegação da UE em todo o mundo.
Estas nomeações fazem parte da rotação de 2011 dos chefes de delegação e incluem 16 candidatos dos serviços diplomáticos dos países membros, sete do Serviço Europeu para a Acção Externa e dois da Comissão Europeia, precisa a mesma nota.
Entre os nomes propostos por Ashton figura o de Gomes Cravinho, único português na lista. O ex-secretário de Estado do Governo socialista liderado por José Sócrates, deverá, segundo a nomeação da chefe da diplomacia comunitária, chefiar a delegação em Nova Deli, capital da Índia.
No comunicado, Ashton afirma-se «impressionada com a qualidade dos candidatos» e salienta que a oportunidade de representar a União Europeia no mundo «continua a atrair os melhores e mais brilhantes diplomatas», o que «são boas notícias para um serviço cujo sucesso depende da qualidade dos seus colaboradores».