Governo "desmente categoricamente" contactos com Israel e EUA para passagem de mais caças pelos Açores
O desmentido refere-se à notícia desta sexta-feira do Expresso que cita uma fonte oficial da embaixada israelita em Lisboa, que foi questionada sobre se tinha garantias do Governo para a passagem de mais caças F-35 pelas Lajes
Corpo do artigo
O gabinete do primeiro-ministro desmente categoricamente a existência de quaisquer contactos com o governo de Israel ou dos Estados Unidos por causa da polémica passagem dos aviões F-35 pela base das Lajes em direção a Israel e com a eventualidade de novos caças de combate usarem os Açores para o mesmo destino.
"A respeito da notícia publicada hoje no Expresso, o Governo português desmente categoricamente a existência de quaisquer contactos com o Governo de Israel ou dos Estados Unidos da América", garante o gabinete do primeiro-ministro em comunicado citado pelo Expresso.
O desmentido categórico do gabinete de Luís Montenegro refere-se à notícia desta sexta-feira do Expresso que cita uma fonte oficial da embaixada israelita em Lisboa, que foi questionada sobre se tinha garantias do Governo para a passagem de mais caças F-35 pelas Lajes.
A embaixada israelita enviou, entretanto, um escurecimento ao Expresso dizendo que a resposta dada ao jornal pela fonte oficial da embaixada estava errada e foi dada na ausência do embaixador que está, nesta altura, em Israel.
Já na semana passada, o embaixador de Israel em Lisboa, numa entrevista à CNN Portugal, dizia que o tema tem sido secretamente falado. O embaxador acrescentou que são temas de segurança delicados que prefere não abordar. Agora, o gabinete do primeiro-minstro desmenete categoticamente a existencia de quaisquer contactos com o governo de Israel ou dos Estados Unidos.
