Governo dos EUA investe mais de cem milhões de euros em fábricas de semicondutores
Presidência assinala que os produtos da Microchip Technology são "componentes essenciais numa gama de produtos de consumo e de Defesa e são cruciais para a produção americana".
Corpo do artigo
Os Estados Unidos vão investir 147 milhões de euros na expansão das fábricas de semicondutores da empresa Microchip Technology nos estados do Colorado e Oregon, divulgou esta quinta-feira o Governo norte-americano liderado por Joe Biden.
"Os semicondutores e unidades de microcontroladores que a Microchip fabrica são componentes essenciais numa gama de produtos de consumo e de Defesa e são cruciais para a produção americana", sublinhou, em comunicado, a presidência norte-americana (Casa Branca).
A Microchip Technology, fundada em 1989 e sediada em Chandler, Arizona, emprega mais de 22.000 pessoas em todo o mundo e possui fábricas em Tempe (Arizona), Gresham (Oregon) e Colorado Springs (Colorado), bem como em outros países como Tailândia e Filipinas.
No período fiscal de 2023 teve vendas de 8.400 milhões de dólares (7.600 milhões de euros, à taxa de câmbio atual).
No início do ano passado, a Microchip Technology anunciou o seu plano de investimento de 800 milhões de dólares (731 milhões de euros) para triplicar a produção de semicondutores na sua fábrica em Oregon.
O financiamento de 162 milhões de dólares (147 milhões de euros) anunciado hoje pela Casa Branca é o segundo do género, no âmbito de uma lei bipartidária promulgada por Biden em agosto de 2022 que destinou 52 mil milhões de dólares (47,4 mil milhões de euros) para revitalizar o setor de semicondutores nos Estados Unidos.
O primeiro financiamento no âmbito deste programa alocou, em dezembro, 35 milhões de dólares (32 milhões de euros) à empresa BAE Systems, para a produção de semicondutores para aeronaves de combate.
O Departamento de Comércio sublinhou hoje que o apoio do Governo dos EUA à indústria de semicondutores inclui 90 milhões de dólares (82 milhões de euros) para a modernização da fábrica da Microchip em Colorado Springs, e 72 milhões de dólares (65 milhões de euros) para a expansão de uma fábrica em Gresham.
"Este investimento para a produção em Oregon e Colorado aponta para a meta do Presidente [Joe Biden] de fabricar novamente semicondutores nos Estados Unidos, reduzindo a dependência das cadeias de abastecimento globais que levaram a aumentos de preços e longos atrasos durante a pandemia [de covid-19]", destacou o conselheiro económico da Casa Branca, Lael Brainard.
Segundo o Departamento de Comércio, o financiamento governamental "é apenas uma fração do investimento privado adicional" que a Microchip fez nos seus projetos e quase triplicará a produção da empresa com a criação de mais de 700 empregos.