O ministro do Interior francês, Manuel Valls, disse hoje que os acampamentos ilegais de ciganos romenos e búlgaros que proliferaram em França devem ser desmantelados e os seus ocupantes expulsos do país.
Corpo do artigo
«Os ciganos devem regressar à Roménia ou à Bulgária», cujas autoridades têm que «fazer esforços para a sua integração», disse Valls, numa entrevista à France Inter.
O ministro insistiu que nos arredores dos acampamentos grassa a «mendicidade e a delinquência», justificando por isso o desmantelamento e as expulsões que ordenou, como no caso de um dos maiores acampamentos que havia em Lille (norte).
«As soluções passam em particular pelas expulsões», repetiu Valls, que, ao ser questionado sobre o grau de integração desses ciganos em França, respondeu: «essas populações têm modos de vida que são extremadamente diferentes dos nossos».
Sobre as negociações para a entrada da Roménia e da Bulgária no espaço Schengen, que permitiria a circulação destas populações sem controlo em outros países, frisou que «nada está decidido».
Valls afirmou que o que se discute num primeiro momento é a aplicação dos acordos de Schengen de livre circulação apenas nos aeroportos e não nas fronteiras terrestres.