Governo francês reúne-se de urgência: país prepara-se para enfrentar onda de calor
Em França, os períodos de ondas de calor na segunda quinzena de agosto são raros, tendo, até à data, só acontecido seis vezes.
Corpo do artigo
O governo francês reuniu-se, esta quinta-feira, de urgência para discutir medidas de precaução, numa altura em que o país se prepara para enfrentar uma das maiores ondas de calor de sempre.
Para quinta-feira, as autoridades colocaram em alerta laranja 12 distritos na região de Lyon, sendo esperadas temperaturas acima dos 30 °C. Os termómetros só deverão começar a baixar a partir "do final da próxima semana", disse o organismo francês Météo-France, citado pela AFP.
TSF\audio\2023\08\noticias\17\miguel_laia_franca
O calor está já a afetar as zonas do sul, mas nas próximas horas deverá deslocar-se para norte. Só a região Noroeste, à exceção de Paris, deverá escapar às elevadas temperaturas.
⚠️ ️ La #chaleur va s"intensifier ces prochains jours et s"élargir progressivement. Fortes chaleurs durables avec pointes voisines de 40°C sur Midi méditerranéen, vallée du Rhône, à partir de ce week-end.
- Météo-France (@meteofrance) August 16, 2023
A quoi s'attendre ?⤵️
️https://t.co/fq4YtaKWhb
https://t.co/w5OGXbEEhP pic.twitter.com/ODW3vS8Aqu
Em França, os períodos de ondas de calor na segunda quinzena de agosto são raros, tendo, até à data, só acontecido seis vezes. Os meteorologistas alertam que o recorde de 2012 pode ser superado, prevendo que a temperatura média registada no indicador térmico nacional ultrapasse os 27 °C nos próximos dias.