O presidente da Autoridade Palestiniana assegurou que o governo de unidade nacional que liderará quando ficar concluído o processo de reconciliação com o movimento radical Hamas respeitará todos os acordos feitos com Israel.
Corpo do artigo
Numa reunião em Ramallah, na Cisjordânia, com o novo cônsul italiano em Jerusalém, Giampaolo Cantini, Mahmud Abbas assinalou que a agenda política do novo governo será de continuidade e que seguirá o caminho do seu programa político até agora, segundo a agência oficial palestiniana Wafa.
Líder do partido Al-Fatah, que governa na Cisjordânia, Abbas chegou a um acordo com os líderes do movimento islâmico Hamas, que controla a faixa de Gaza, para a formação de um governo de unidade que acabe com quase cinco anos de divisões internas.
Foi acordado que Mahmud Abbas presidirá ao executivo, formado por tecnocratas e independentes, que tem como principal missão organizar eleições nos territórios, o que não acontece desde 2006.
A aliança com o Hamas faz Israel recear que Abbas aceite parte da agenda política do movimento radical, argumento que o presidente da Autoridade Palestiniana tem rejeitado várias vezes.